A Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) é o setor de referência para tratar sobre as mais variadas situações que envolvam o atendimento de estudantes sobre ensino e aprendizagem.

Os profissionais realizam atendimentos visando a ajudar nas dificuldades que estejam prejudicando o estudo e a aprendizagem. Para tanto, trabalham com assuntos como hábitos de estudo, organização de horários, aproveitamento, frequência, atendimento relacionado a questões emocionais, relacionamento com colegas e com a instituição, atendimento aos pais, atendimento e acompanhamento social. Quando necessário também realiza assessoramento aos professores.

 

Benefícios

A CAE também é responsável pelo programa de Benefício da Assistência Estudantil (BAE), que concede auxílio financeiro para os estudantes em condições de vulnerabilidade. O setor realiza ainda atividades alusivas às campanhas de saúde, atividades de acolhimento aos estudantes e propõe oficinas de formação estudantil.

Em resumo, trata-se de um setor que busca viabilizar a igualdade de oportunidades e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, implementando ações pedagógicas, psicológicas e sociais que contribuam para a permanência discente e para a melhoria de sua qualidade de vida.

 

O que é o Benefício da Assistência Estudantil (BAE)?

É um programa institucional baseado em uma política pública federal de assistência estudantil, que tem por finalidade subsidiar economicamente por meio de um benefício financeiro mensal a estudantes que estejam regularmente matriculados e com frequência mínima de 75%.

Para solicitar o BAE é importante a realização da leitura do Edital vigente, que é publicado no site do campus (fique atento/a ao site e às redes sociais oficiais do Campus Canoas), e posteriormente realizar o preenchimento do formulário socioeconômico disponível em http://assistenciaestudantil.canoas.ifrs.edu.br

No Edital você encontrará todas as informações, documentos e cronograma do processo.

 

Quais profissionais encontro na CAE?

 

  • Assistente em Administração
  • Assistente Social
  • Pedagoga
  • Psicólogo
  • Técnica em enfermagem

 

Contatos

Telefone: (51) 3415-8238

E-mail: assistencia.estudantil@canoas.ifrs.edu.br

Instagram: @cae_ifrs_canoas