O Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi fundado em 25 de agosto de 2007. A unidade visa a ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades.

O IFRS é a única instituição pública de Canoas a ofertar gratuitamente cursos de nível superior, especializações e mestrado, além dos técnicos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio.

.

Apoio à permanência

Ao ingressar, o estudante pode receber apoio financeiro para suprir necessidades possibilitando sua permanência na instituição e conclusão do curso. Os benefícios da Assistência Estudantil envolvem bolsas alimentação, transporte, saúde, creche, entre outras. Para tanto, a equipe da Coordenadoria de Assistência Estudantil faz entrevistas, junta documentação e analisa as condições de cada estudante para definir valores.

.

Equipe qualificada

O IFRS prioriza e incentiva a qualificação dos seus professores. Cerca de 75% do quadro docente é formado de doutores e pós doutores, e 25% de mestres, alguns deles com doutorado em andamento. A maioria é composta de servidores concursados, sendo que alguns possuem contratos temporários como professores substitutos àqueles que estão afastados para qualificação. Atualmente 70 professores e 45 técnicos administrativos trabalham no Campus Canoas.

.

Excelência nos resultados

A qualidade dos cursos reflete na empregabilidade dos egressos. Alguns começam a trabalhar na área que escolheram antes mesmo de terminar os estudos. Além disso, os estudantes também comprovam a excelência na educação por meio de premiações. Eles conquistaram, por exemplo, medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras, na Olimpíada Brasileira de Informática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, entre outros prêmios.

Além das atividades de ensino, o Campus Canoas do IFRS também dá retorno à comunidade por meio de projetos de Pesquisa e de ações de Extensão. Outra ação desenvolvida no campus, por exemplo, é a Incubadora Social e Tecnológica de Canoas, a SocialTec, uma incubadora mista, sem fins lucrativos, que se destina a apoiar organizações e empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para consolidação de seus empreendimentos.